quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hipermídia e Hipertexto

Lúcia Santaella define hipermídia por "uma linguagem polivalente que, a par das questões formais de justaposição e associação, também inclui a inter-relação ou colisão entre texto, imagem e som em camadas espaciais e temporais"( Santaella, in Araújo, 2006: 198) e o termo hipertexto seria o próprio conteúdo digital desenvolvido a partir da linguagem desenvolvida pela hipermídia com a intenção da interatividade, uma forma de prender a atenção do leitor.
Pelo fato da abrangência da Internet nos tempos de hoje e lincando com a proposição de Lúcia Santaella e McLuhan de que o novo meio acaba por incorporar a linguagem do meio anterior , as mídias estão adquirindo a característica do texto porém em uma versão digital mais atrativa. É muito raro uma pessoa prender toda sua atenção em um único foco, pois com a capacidade de lidar com varias ''janelas'' ou ''mundos virtuais'' torna-se mais difícil de se concentrar em algo fixo.
A intenção do hipertexto é justamente através da interatividade, de algo novo no qual a pessoa possa mudar ou criar, é um diferencial que faz com que ela perca alguns minutos em uma única tela causando nela um choque( choque não no termo de sentimento de medo mas do descobrimento do desconhecido ), que é o que os consumidores buscam hoje. Cada vez mais exigentes, eles querem se tornar ativos no que estão lidando e isso é uma característica positiva para a modernidade, onde a barreira do produtor e consumidor ( especulando alto, para o futuro) não existira mais.

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