quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Decupando informação!

O grande teórico Charles S. Peirce formulou uma teoria de três categorias do processo de reconhecimento de algo. Para se ter o conhecimento de uma poesia de um texto ou de uma obra de arte entre outros, do novo, é preciso a passagem por um processo de reconhecimento do que se analisa, é necessário a identificação de três fenômenos. Em primeira instancia há o fenômeno da primeiridade onde há o primeiro contato, a apreensão das qualidades, o sentimento de algo novo, compreende um instante de tempo e que não sofreu nenhuma influência de analise e julgamento, em segunda instancia vem a secundidade onde ocorre o reconhecimento desse sentimento, torna mais concreto a idéia da primeiridade e a terceiridade é o reconhecimento por completo, a idéia concretizada e exposta seja pela linguagem seja por uma imagem. Em um texto poético, por exemplo, há a predominância da primeiridade do sentimento na fração de segundos onde se tem o primeiro contato com a leitura.
O homem sobre as influencias do meio onde vive não se prende ao sensível, á sensação de primeiridade, pois esta muito ligado ao fim e não ao processo, quer a resposta, no caso a terceiridade, mal percebem que o mais significante é a primeiridade onde se exerce o trabalho da sensibilidade para depois passar para a razão( o home já quer estar na razão sem antes passar pelo sensível, pelo sentimento, todos parecem querer pular essa fase e já chegar ao resultado e concordando com Schiller o aspecto estético(sensível) serve de estimulador para adquirir um conhecimento cientifico. Mostrando ai o homem imediatista dos dias de hoje.
Para se entender o conteúdo critico de alguma informação a função da hipermídia é essencial (imagens em seu caráter estético, são imagens-montagens conteudistas, não são imagens ilustrativas, elas tem um sentido, significado e importância de estar ali naquelas proporções) de compor, complementar a informação. Essa linguagem que oferece os recursos adicionais para potencializar seus aspectos sensíveis se torna assim uma hiperimagem.
Completando assim o entendimento de todo o processo de identificação de uma informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário