sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Marketing tenta se adaptar à era das redes sociais

A estratégia que o capitalismo exerce baseia-se na abertura tecnológica on-line, espaço onde velocidade, ausência, inércia, presença, colidem na realidade. Estamos integrados através da tecnologia.
Nossa comunidade é muito instável, está sempre suscetível à contaminação pela linguagem, hábitos, modismo etc., diferente de sociedades de bandos como os Citas (uma sociedade nômade diferente dos impérios sedentários, não possui um território fixo e por conseqüência nunca estavam na rota do inimigo tornando-se assim um império invisível, onde escolhia a situação favorável a eles para atacar ou simplesmente continuar invisíveis e passarem despercebidos). É graças a essa tática de flexibilidade que tornou esse bando o mais temido.
A metáfora que eu quero concretizar é que façamos uma relação entre eles e nós nos tempos de hoje. Com a Internet se expandindo cada vez mais e mais rápido, resta a nós nos adaptarmos a esse ambiente e é o que estamos fazendo. Ao mesmo tempo em que se cresce o número de redes sócias, aumenta absurdamente o número de pessoas que acessam à eles, ocorrendo ai uma preferência maior pelo mundo virtual do que outros meios como TV e rádio.
O que as empresas estão fazendo agora é um novo planejamento de marketing:
‘’ As empresas vão diminuir a intensidade de sua presença em canais tradicionais e focar mais no consumidor que quer atingir. Serão tiros mais certeiros em suas ações de marketing, embora ainda tenham de aprender a conviver com um consumidor ativo e que vai interagir.”(tirado do ESTADÃO DE HOJE/ economias e negócios - segunda-feira, 10 de Agosto de 2009). O consumidor de hoje em dia está exigindo muito mais dos comunicadores, e cabe à eles se encaixarem à esse novo padrão onde a necessidade de exclusividade é muito maior. É crucial nos dias de hoje essa flexibilidade dos Citas de se adaptar a qualquer ambiente novo, estar sempre em movimento, sempre se atualizando e se adaptando.
Segue-se o link da página da notícia do jornal ESTADÃO HOJE.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090810/not_imp416182,0.php

Um comentário:

  1. Olha.. minha formação é em marketing.. e acredito que a tendencia mundial é exatamente essa... redes sociais são o caminho!

    ResponderExcluir